sábado, 19 de dezembro de 2015

ANA MARCELA CUNHA E ISAQUIAS QUEIROZ SÃO OS MELHORES ATLETAS DE 2015

Isaquias Queiroz, Canoagem e Ana Marcela Cunha, Maratona Aquática, 
Melhores Atletas do Ano. Prêmio Brasil Olímpico 2015 
Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

19/12/2015

Rio de Janeiro - Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas) e Isaquias Queiroz (canoagem) foram escolhidos os Melhores Atletas do país em 2015. Os eleitos foram homenageados durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira, dia 15. O Atleta da Torcida foi para o nadador Thiago Pereira, após eleição nas redes sociais. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a festa de gala do esporte nacional foi realizada no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, e homenageou os principais destaques esportivos do ano. Os três maiores vencedores da noite receberam, além dos troféus, um prêmio de R$ 30 mil reais.

A 17ª edição do Prêmio Brasil Olímpico contou ainda com uma homenagem aos medalhistas brasileiros dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 e aos melhores em 49 modalidades esportivas. Estiveram presentes à cerimônia, o presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o ministro do Esporte, George Hilton; presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, padrinhos e madrinhas do Time Brasil, entre outras personalidades.

Em seu discurso de abertura, Carlos Arthur Nuzman ressaltou o trabalho de atletas e treinadores às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Agradeço o esforço e a dedicação de cada um de vocês que aqui estão, atletas, treinadores, dirigentes, e mais do que isso, dando o seu coração para momentos de muita emoção. A emoção de competir em casa, quando o coração vai vibrar mais do que em qualquer lugar do mundo. Vocês estarão junto com a torcida brasileira. É essa torcida que nos encanta e acompanha, sendo apaixonada em todos os momentos, dando seu calor e sua força. Espero que este desafio mexa com todos vocês meus queridos atletas, com muito orgulho e emoção.  Vocês estarão realizando o sonho de mais de 200 milhões de brasileiros, numa delegação de menos de 500 atletas, mas que representam cada um grande parte destes milhões”, disse o presidente do COB.

Medalha de bronze na prova olímpica de 10km, e ouro na prova de 25km, ambas no campeonato mundial de Kazan, Ana Marcela conquistou, desde o ano passado, 15 pódios internacionais consecutivos, mantendo-se entre as líderes do ranking mundial das maratonas aquáticas. “Quero agradecer à minha mãe e meu pai. Eles sabem como é difícil chegar até aqui. Queria parabenizar também às meninas que disputaram esse prêmio comigo. Foi uma honra competir com elas. Todos sabem como é difícil acordar cedo e querer ser melhor todo dia”, disse Ana Marcela. “O ano realmente foi muito bom. Espero que o ano que vem seja melhor ainda, não só para mim, mas para todos os atletas brasileiros. Que em 2016 a gente brilhe muito e conquiste muitas medalhas”, afirmou Ana Marcela, de 23 anos.

Além de conquistar três medalhas no Pan-americano de Toronto, Isaquias abriu mão de competir na prova C1 1000 no campeonato mundial na Itália, onde tinha potencial para ser campeão, para buscar a classificação para os Jogos Rio 2016 em outras duas provas. Isaquias terminou a competição como campeão no C2 1000 e com um bronze no C1 200, classificando os dois barcos. “Queria agradecer a Deus. E também a meu treinador Jesus Morlan, sem ele eu não seria esse atleta que sou hoje e não teria as conquistas que estou tendo”, disse Isaquias Queiroz. “Queria mandar um recado para o Brasil, que acreditem em nós. Estamos pegando firme para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Esperamos dar o nosso melhor e conseguir a medalha para nosso país. Torçam para o Time Brasil”, pediu o atleta baiano.

Os atletas mais votados pelo colégio eleitoral do Prêmio Brasil Olímpico 2015 que concorreram ao prêmio de Melhor Atleta do Ano, além de Ana Marcela e Isaquias, foram: Ágatha e Bárbara (vôlei de praia) e Fabiana Murer (atletismo), no feminino, e Alison e Bruno (vôlei de praia) e Marcelo Melo (tênis). A escolha dos melhores em cada modalidade, assim como a definição dos dois atletas (ou duplas) que receberam o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Para o prêmio de Atleta da Torcida, vencido pelo nadador Thiago Pereira com 24% dos votos, o COB selecionou atletas ou duplas, quatro no masculino e quatro no feminino, que se destacaram durante a temporada, marcando o esporte brasileiro em 2015.  Concorreram com Thiago: Ana Marcela Cunha (maratona aquática), Erika Miranda (judô), Fabiana Murer (atletismo - salto com vara), Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), Marcelo Mello (tênis), Yane Marques (pentatlo moderno) e Alison e Bruno (vôlei de praia). Cada fã pôde votar uma vez em seu atleta preferido.  A votação do Atleta da Torcida foi realizada exclusivamente através do Facebook, em enquete publicada na página facebook.com/timebrasil e no site cob.org.br/pt/pbo.

Há mais de uma década mantendo-se entre os melhores, o nadador Thiago Pereira conquistou uma prata no Campeonato Mundial de Kazan, e cinco medalhas no Pan de Toronto, tornando-se o maior medalhista dos Jogos Pan-americanos, com 23 medalhas.  Thiago não pôde participar da cerimônia por estar nos Estados Unidos, onde mora e treina. “Queria agradecer a todos os meus fãs e a todos que me ajudaram a conquistar esse troféu. Com certeza esse é mais um titulo importante na minha carreira. É como se 2016 começasse com uma conquista importante”, disse Thiago, em vídeo enviado ao COB.

Quinze anos depois de alcançar o primeiro lugar do ranking mundial do tênis profissional, o catarinense Gustavo Kuerten recebeu no Prêmio Brasil Olímpico o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que homenageia atletas que perpetuam os valores do esporte olímpico. Muito emocionado, Guga fez um dos discursos mais vibrantes da noite. “O esporte é demais. Vendo todos vocês aqui, conhecendo a história de cada um e suas conquistas, posso afirmar que hoje é o dia de 2015 que eu mais tive orgulho de ser brasileiro”, disse Guga. “O esporte tem esse poder de emocionar. No ano 2000 eu recebi o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano e não pude vir receber. Hoje eu queria agradecer à minha vó, que veio receber o prêmio por mim naquela ocasião”, completou o vencedor do Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

Para o Prêmio de Melhor técnico do ano, o COB indicou o croata Ratko Rudic (modalidades coletivas), do polo aquático, e Leandro "Brachola" Andreão (individual/ duplas), do vôlei de praia. Técnico mais vitorioso da história do polo aquático mundial, Ratko Rudic comanda a Seleção Brasileira masculina da modalidade, enquanto Brachola é técnico da dupla Alison e Bruno Schmidt, campeões mundiais em 2015. 

A nova geração do esporte nacional também foi premiada na 17 edição do Prêmio Brasil Olímpico. Os melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude 2015 são: Na etapa 15 a 17 anos, Stephany Gonçalves, da ginástica rítmica, e Paulo de Oliveira, do atletimo. Já na fase 12 a 14 anos, os destaques foram Amanda Kunkel, do ciclismo, e Leonardo Santana, do judô.

OS MELHORES DO ANO

Feminino: Ana Marcela Cunha (maratonas aquáticas)
Masculino: Isaquias Queiroz (canoagem)

ATLETA DA TORCIDA

Thiago Pereira (natação)

OS MELHORES DE 2015 EM CADA MODALIDADE:

Atletismo – Fabiana Murer
Badminton – Lohaynny Vicente
Basquete - Leandro Barbosa
Boliche - Marcelo Suartz
Boxe - Robson Conceição
Canoagem Slalom - Ana Satila Vargas
Canoagem Velocidade - Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX - Renato Rezende
Ciclismo Estrada - Flavia Paparella
Ciclismo Mountain Bike - Henrique Avancini
Ciclismo Pista - Kacio Freitas
Desportos na Neve - Michel Macedo
Desportos no Gelo - Edson Bindilatti
Esgrima - Renzo Agresta
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Lucas Lima
Ginástica Artística - Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim - Camilla Gomes  
Ginástica Rítmica - Natália Gáudio
Golfe - Lucas Yu Shin Lee
Handebol - Ana Paula Rodrigues
Hipismo Adestramento - João Victor Oliva
Hipismo CCE - Ruy Leme
Hipismo Saltos - Pedro Veniss
Hóquei sobre Grama - André Luiz Couto
Judô - Érika Miranda
Karatê - Valéria Kumizaki
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Lutas - Aline Ferreira da Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Thiago Pereira
Nado Sincronizado - Luisa Nunes Borges e Maria Eduarda Miccuci
Patinação Artística - Marcel Stürmer
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Felipe Perrone
Remo - Fabiana Beltrame
Rugby - Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais - Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira
Softbol - Martha Murazawa
Squash - Giovanna Veiga de Almeida
Taekwondo - Iris Silva Tang Sing
Tênis - Marcelo Melo
Tênis de Mesa - Hugo Calderano
Tiro com Arco - Marcus Vinicius D’Almeida
Tiro Esportivo - Cassio Rippel
Triatlo - Manoel Messias
Vela - Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei de Praia - Alison Cerutti e Bruno Schmidt
Voleibol - Sérgio Dutra dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário